Mel e Oxum
- Helena Borges
- 22 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

Orá Yê Yê Ô, Oxum!
Oxum é a rainha das águas doces, seu nome vem da palavra Osun, um rio que corre pela região da Nigéria. Oxum é responsável por acalmar as tempestades emocionais que atingem a vida dos seres humanos, acolhendo as emoções e dores das pessoas, oferece acolhimento, tranquilidade e nos da inspiração para que busquemos as melhores soluções. Extremamente vaidosa, gosta de usar colares e joias, Oxum também é considerada a orixá da beleza, representando o ouro e a riqueza.
O mel é um símbolo vasto de riqueza, está associado a fartura, a doçura e a prosperidade. Segundo Dionisio(deus do êxtase, das festas, do vinho na mitologia grega), os ensinamentos de deus são comparáveis ao mel por sua propriedade de purificar e conservar.
Sua cor amarela lembra o ouro de Oxum, também deusa do our. Oxum gosta de girassol que é uma planta muito apreciada pelas abelhas. Oxum é a dona da Síbi igi (colher de pau), conhecedora de todos os segredos dos alimentos e da arte de cozinhar. Um mito Yorubá diz que oxum conhece todo o segredo do mel e das abelhas,
O mel além de sua doçura possui ótimos nutrientes, propriedades antissépticas, cicatrizantes, revigorantes ajuda nos resfriados e nas dores de garganta. O mel simboliza o amor, a doçura, calmaria e tranquilidade. Oxum, mãe das águas doces, mãe da bondade e dona dos mistérios do mel, adoce nossa vida!
AXÉ
amei
incrível a associação das simbologia!